Mostrando postagens com marcador Rio Paraíba do Sul. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio Paraíba do Sul. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de outubro de 2026

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Por Leandro do Carmo

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Dia: 02/08/2026
Local: São Fidélis/Campo - RJ
Participantes: Leandro do Carmo, Jefferson Figueiredo e Markley Santos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos




Estatísticas da remada:


Trecho total remado: 55 km
Tempo: 7h 45min

Trecho remado:


Veja também os outros trechos do projeto:

São Fidelis x Campos
Campos x São João da Barra (previsão para março 2027)

O Rio Paraíba do Sul

O Rio Paraíba do Sul é um rio extenso sendo recurso extremante importante para três estados do sudeste brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nasce na serra da Bocaina em São Paulo e desemboca na praia de Atafona em São João da Barra - RJ possuindo 1.340 km de extensão abrangendo 150 cidades e 20 milhões de pessoas.  

Ao longo de seu trecho o rio adquire várias formas e tem características bem específicas: ora estreito, ora largo, ora turbulento, ora calmo, às vezes represa e volta a ser rio, ora poluído, ora preservado, sim é isso mesmo, preservado e com mata ciliar e vegetação exuberante e é esse rio Paraíba do Sul que pouca gente conhece.  

No Médio Paraíba, mais especificamente do trecho de Além Paraíba-MG a São Fidelis-RJ, o rio Paraíba do Sul possui águas turbulentas com corredeiras e cachoeiras, predominância de ilhas, é largo e com uma vegetação ciliar ainda bem preservada. Famoso pela piscosidade e referência na pesca esportiva de dourado e robalo. Em uma grande extensão não existe cidades em suas margens, o que contribuí para renovação de suas águas, além da própria oxigenação causada pelas corredeiras. Ele também recebe as águas de vários afluentes. Fonte:  ACAI

Vídeo da Remada São Fidelis x Campos

 

Relato da Remada São Fidelis x Campos

Essa foi a terceira etapa do nosso projeto de remar de Porto Velho do Cunha até a foz do Rio Paraíba do Sul, no balneário de Atafona, em São João da Barra. Já havíamos vencido os dois primeiros trechos — Porto Velho do Cunha a Itaocara, com 58,6 km, e Itaocara a São Fidélis, com 55 km. A última remada tinha sido em 2024 e, por uma sequência de desencontros, não conseguimos manter a ideia inicial de fazer uma etapa por ano. Estávamos atrasados. Dessa vez, no entanto, a remada tinha que sair.

Antes de qualquer coisa, era preciso conciliar o período em que o Markley não estivesse embarcado. Resolvido isso, veio a parte mais trabalhosa: a logística. São Fidélis fica a 310 km de Niterói, e nada seria exatamente simples. Meu irmão se prontificou a me levar até São Fidélis e me resgatar em Campos. O Jefferson, vindo de Itaocara, combinou sua logística com o Markley, que mora em Campos.

Para facilitar um pouco, resolvi ir para Rio das Ostras na sexta-feira. Assim poderia descansar mais e ainda encurtar a distância até São Fidélis. Chegamos a cogitar dormir por lá no sábado, mas acabamos decidindo acordar cedo no domingo e seguir direto para o ponto de partida. A viagem até Rio das Ostras foi tranquila. No sábado, preparei a comida e separei tudo o que precisava levar. Ficou combinado: sairíamos na madrugada de domingo, às 3h15min.

Como previsto, acordamos ainda no escuro e pegamos a estrada. No caminho até Campos, não se via quase nada; a noite ainda dominava a paisagem. Só na RJ-158, já em direção a São Fidélis, começamos a enxergar melhor o contorno das montanhas ao fundo. No mirante do Morro do Gambá, a vista foi um anúncio generoso do que nos esperava naquele dia. Às 6h20min chegamos a São Fidélis. A cidade ainda despertava lentamente, com ruas vazias e comércio fechado.

Peguei a localização do ponto de encontro e seguimos até lá. Chegamos praticamente juntos. Separamos o material e descemos para a casa da família do Fabinho, morador de São Fidélis, que gentilmente nos recebeu e deu esse apoio logístico. Ali tomamos café da manhã e nos preparamos para o desafio.

Nós nos despedimos do Fabinho e colocamos os caiaques na água. A manhã estava bonita e agradável. Ao tocar o remo na água, comecei a deslizar suavemente, como se a superfície da água fosse veludo. Aos poucos, a ansiedade foi cedendo espaço à realidade: estávamos finalmente no Paraíba do Sul, passando por baixo de uma das pontes de São Fidélis, com o Fabinho acenando ao longe e nos desejando boa sorte.

Daquele ponto em diante, o foco era o destino. Fiz questão de registrar aqueles primeiros momentos. A água do Paraíba estava clara, deixando ver algumas pedras no fundo. O rio nos recebia com calma, e aquela tranquilidade inicial ajudava a transformar a expectativa em movimento.

Entrávamos em um trecho bem diferente dos anteriores. Não enfrentaríamos mais corredeiras. Não por acaso, já no fim do século XIX e início do século XX, essa parte do rio era navegada por embarcações a vapor. Havia linhas regulares entre São João da Barra, Campos e São Fidélis, transportando passageiros, café, açúcar e mercadorias diversas.

Eu acreditava que seria um trecho mais fácil. As corredeiras dos trechos anteriores ajudavam o caiaque a descer o rio, mas também exigiam força constante para manter o rumo. No fim, consumiam muita energia, principalmente quando o cansaço começava a pesar. Agora, a promessa era outra: um rio mais lento, mais aberto, talvez mais silencioso.

O sol apareceu de frente, mas o dia seguia agradável. Por enquanto, isso não era problema. O rio permanecia quase como um espelho, refletindo muito mais do que as margens: refletia também meus pensamentos. Comecei a lembrar de toda a logística necessária para chegar até ali. Não foi simples. Talvez seja justamente esse caminho invisível, feito de combinações, deslocamentos e ajustes, que impeça muita gente de repetir aventuras como essa.

De volta ao que importava, segui remando. Minhas referências eram as serras e os morros que acompanhavam o curso do rio. A primeira grande marca na paisagem foi a Serra do Sapateiro. O rio corria devagar, e precisávamos desviar de vários bancos de areia. Nessa época do ano, a vazão está bem baixa. Como nos trechos anteriores, havia poucas construções nas margens, mas também poucas árvores. A história da ocupação da região ajuda a explicar essa paisagem: fazendas de café, criação de gado e, mais adiante, a força da produção açucareira moldaram por muito tempo as margens do Paraíba.

Passamos por algumas casas, poucos pontos de parada e, sem perceber, já estávamos passando pela Serra do Sapateiro. Logo depois, alcançamos o Morro do Gambá, onde fica um mirante na qual passamos pela estrada. Lembrei da vista lá de cima e me imaginei como um ponto minúsculo no meio daquela imensidão de água.

Assim que o morro ficou para trás, fizemos a primeira parada. Já havíamos remado 22 km, e era hora de descansar e comer algo mais consistente. Dessa vez, preparei melhor minha alimentação e fui consumindo pequenas porções ao longo da remada. Isso fez diferença. Paramos em um dos muitos bancos de areia do caminho, fizemos algumas fotos e aproveitei para alongar as costas, que começavam a incomodar. Ao fundo, havia um povoado — o segundo com alguma relevância desde o início da remada. Depois do descanso, voltamos aos caiaques e seguimos rio abaixo.

Nossa estratégia era remar perto da margem, onde o rio corria um pouco mais rápido e podíamos aproveitar sua força. Pelo tracklog, dá para ver que seguimos bem colados à margem direita. Depois de mais uns 10 km, os morros começaram a diminuir, e a paisagem foi se abrindo. À medida que o rio se aproxima de Campos dos Goytacazes, o vale se transforma em uma extensa planície. Foi essa paisagem que ajudou a fazer de Campos um dos principais centros produtores de açúcar do Brasil Imperial. O Paraíba do Sul oferecia água, fertilidade e caminho para sustentar engenhos, usinas e o movimento econômico da região.

A mudança no cenário ficou cada vez mais evidente. As margens foram se transformando em barrancos, e as balsas de extração de areia passaram a aparecer com mais frequência. A paisagem já não tinha o mesmo encanto. Se antes a mudança era percebida aos poucos, agora ela se impunha de forma clara — e, sinceramente, menos agradável. Já tínhamos passado da metade da remada, segundo meus cálculos. Os bancos de areia se tornavam mais constantes, e continuávamos avançando junto à margem direita.

Passamos pelo distrito de Santa Cruz com cerca de 45 km remados. Eu estava relativamente bem, sobretudo quando comparava meu estado às remadas anteriores. Depois de aproximadamente duas horas, fizemos mais uma parada em outro banco de areia. Era um descanso merecido. Comi mais um bom lanche e tentei recuperar energia. Dali em diante, entraríamos no trecho final.

Até aquele momento, as condições eram quase perfeitas: dia fresco e vento a favor. Quando fechamos a data, comecei a acompanhar a previsão do vento na região. Não era a melhor época do ano, mas também não era a pior. Nos dias anteriores, ventos fortes castigavam a área, especialmente à tarde, quando costumavam ficar contra o sentido da remada. Isso poderia complicar bastante. Mas a previsão para aquele domingo era favorável. Sorte? Muita. Cabia a nós aproveitar.

Como a hora da possível mudança do vento se aproximava, voltamos logo para o rio. Aproveitei para aumentar o ritmo. O trecho era mais monótono e, se comparado ao que já havíamos visto, bem menos bonito. A água estava mais turva. As margens, erodidas, exibiam barrancos, árvores caídas e várias balsas de retirada de areia. Era um cenário desolador.

Mesmo assim, eu seguia em bom ritmo. O Jefferson e o Markley brincaram dizendo que era efeito do Todynho que eu tinha tomado. Apertei ainda mais a remada, já pensando no vento contra que poderíamos encontrar. Naquele momento ele entrava de lado, mas aumentava aos poucos. Ao fundo, os primeiros prédios começaram a aparecer. Era o sinal de que o fim estava próximo.

Ao passar pelo Rio Muriaé, até o cheiro da água mudou. Estávamos definitivamente entrando na área urbana. Foi inevitável sentir certa tristeza ao perceber essa transformação da paisagem. O vento entrou como previsto: mais forte e contra. Mas já estávamos na reta final. De tempos em tempos, uma rajada mais intensa vinha pela frente. Assim que cruzamos a primeira ponte, conseguimos ver o ponto de chegada. Seguimos juntos e, já próximos do Cais da Lapa, nos reunimos para comemorar. A terceira etapa estava concluída.

Dessa vez, cheguei mais inteiro do que nas duas etapas anteriores. Arrumamos tudo. Jefferson e Markley retornaram para São Fidélis. Eu segui para Rio das Ostras. E foi aí que começou a segunda etapa da aventura — aquela que ninguém costuma imaginar quando vê apenas as fotos bonitas.

Pegamos a estrada no fim de um dia bonito. Deixamos Campos para trás e seguimos em direção a Rio das Ostras. Depois de passar a segunda entrada para Conceição de Macabu, já com quase uma hora e meia de viagem, uma fumaça estranha começou a sair do carro. Paramos no acostamento. O radiador estava sem água. Não havia como continuar.

Acionamos a concessionária da rodovia e, depois de uma boa espera, o reboque chegou e nos levou até um posto próximo. Por sorte, havia um restaurante. Liguei para o seguro, pedi outro reboque para levar o carro e também um táxi para nos buscar.

O reboque veio relativamente rápido, mas o táxi demorou. O restaurante fechou, e ficamos do lado de fora. Estava frio, a noite avançava, e o sinal de celular era ruim. Não foi fácil manter contato com a seguradora. Resolvi então pedir um carro por aplicativo. Por sorte, um motorista aceitou a corrida. Quando chegou, explicamos a situação. No início ele hesitou em nos levar, afinal estávamos em cinco, no meio da estrada, sem sinal e com o posto prestes a fechar. Mas, ao perceber a situação, acabou aceitando.

Chegando a Rio das Ostras, deu tempo apenas de tomar um banho e seguir para casa. Meu irmão nos deixou em Niterói e depois ainda seguiu para Guapimirim. No fim das contas, havíamos saído às 3h da madrugada de domingo, e eu só cheguei em casa às 3h da madrugada de segunda. Três horas depois, às seis da manhã, já estava de pé para ir trabalhar.

Quando olhamos as fotos bonitas de uma aventura, quase nunca imaginamos tudo o que existe por trás delas: os quilômetros de estrada, os imprevistos, o cansaço acumulado, o frio no acostamento, a logística improvável e a teimosia de continuar. Mas talvez seja justamente isso que dê sentido à história. Afinal, o que não fazemos por uma aventura?

E assim, estava concluída mais uma etapa. Rio Paraíba do Sul, vivo! 

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos


Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos


Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos


Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos

Remada no Rio Paraíba do Sul: De São Fidelis à Campos



quarta-feira, 29 de outubro de 2025

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

Por Leandro do Carmo

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

Data: 27/09/2025
Local: Itaocara – RJ
Participantes: Leandro do Carmo, João Carvalho e Alice Carvalho

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem





Vídeo do XIV Encontro dos Amigos da Canoagem




Relato da remada

Esse encontro teve um sabor especial. Foi a primeira vez que remei com o João e com a Alice. Eu havia ido a Itaocara para participar do Primeiro Passeio Ecológico – Itaocara x Portela, e o João já estava pedindo para descer o rio. Ao ver que o irmão iria, a Alice também começou a pedir. Tive que dar um jeito de agradar os dois!

Como minha mãe resolveu ir no rafting, coloquei a Alice no bote junto com ela. Consegui um duck com o Jefferson, o que facilitaria a descida com o João. Estava tudo organizado.

Todo mundo foi na sexta-feira à tarde. Eu fui com o Jefferson no ônibus das 19h15. A viagem foi tranquila. Ficamos na casa do Jefferson, à beira do rio Paraíba, e ainda deu tempo de descansar um pouco. Tivemos que acordar cedo, pois o evento estava marcado para as 8h. Arrumamos tudo e seguimos até o Porto do Tuta, na Fazenda Paulo Gama, onde nos preparamos e organizamos os equipamentos para a remada. O duck estava com um furo, então sabíamos que precisaríamos parar de vez em quando para enchê-lo.

Chegou a hora de entrar na água. Entrei com o João e demos as primeiras remadas. Paramos em frente à balsa para a foto e o tradicional grito de guerra: “Rio Paraíba do Sul, vivo!”. Dali seguimos remando, aproveitando o lento fluxo do rio. A Alice parecia não estar muito satisfeita no bote, pois havia ficado no banco do meio, sem remo. Era apenas uma passageira e, ativa como é, eu sabia que ela queria remar também.

Esse primeiro trecho foi bem tranquilo, com alguns pontos onde a água corria um pouco mais forte — nada demais. Porém, para o João, que estava indo pela primeira vez, já era uma aventura. Mais à frente, já era possível perceber o início da corredeira do Urubu. Parei um pouco antes para ajeitar tudo e encher o bote. Sem perder muito tempo, preparamos tudo e começamos a remar, seguindo o fluxo do rio até entrar na corredeira.

O rio estava mais seco que o normal, formando um degrau mais alto nesse início, com uma grande onda logo à frente. Meu irmão virou com o caiaque um pouco mais adiante. Fomos até o alto e descemos com força, vencendo esse trecho. Paramos um pouco mais abaixo, num local onde era fácil encostar o duck.

Continuamos descendo e passamos por mais uma corredeira tranquila. Fomos remando num dia bem agradável, sempre interagindo com outros canoístas que passavam por nós. Mais à frente, paramos junto ao bote onde estavam a Alice e minha mãe. Descansamos um pouco e voltamos à remada. Depois de mais um trecho, resolvi trocar a Alice pelo João, para dar a ela a oportunidade de remar um pouco. Ela curtiu demais! Descemos mais algumas corredeiras e finalizamos no Porto Marinho. De lá, seguimos para o churrasco na Cabana do Peixe Frito, para a confraternização.

Enfim, depois de muito tempo, consegui colocar o João e a Alice para remar no Rio Paraíba do Sul!


XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem

XIV Encontro dos Amigos da Canoagem



terça-feira, 19 de agosto de 2025

Primeiro Passeio Ecológico de Itaocara: Remando no Rio Paraíba do Sul

Por Leandro do Carmo

Data: 31/05/2025
Local: Niterói - RJ
Participantes: Leandro do Carmo e diversos

1º Passeio Ecológico de Itaocara


Relato

Esse foi o Primeiro Passeio Ecológico de Itaocara. Foi um evento bem parecido com o Encontro dos Amigos da Canoagem, na qual participo anualmente. O trecho de remada no Rio Paraíba do Sul para esse dia foi de Itaocara até Portela. Já havia feito esse trecho quando fizemos nossa remada entre Itaocara e São Fidélis, em 2024 (Remada no Rio Paraíba do Sul: De Itaocara à São Fidelis).

O dia amanheceu um pouco nublado. Dessa vez, dormi na casa do Jefferson que está em construção, mas já havia uma parte pronta, o suficiente para esticar um colchonete. Ainda tinha pia, fogão, banheiro e chuveiro quente. E o melhor de tudo: em frente ao rio Paraíba do Sul. Melhor impossível. Havia chegado no início da madrugada e meu pai e meu tio já estavam lá, chegaram na sexta feira. Tomei um café da manhã dei uma organizada no material. Aí, foi só esperar o Jefferson chegar, pois sairíamos dali com os caiaques.

Com tudo pronto, foi hora de colocar os caiaques na água e seguir até a praça dos quiosques, no centro de Itaocara, local de onde se iniciaria o evento. O dia estava um pouco nublado, mas firme. Saímos remando eu, Jefferson e o Gabriel. Cruzamos a ponte e tivemos que voltar um trecho por um dos braços do rio até chegar à Praça. Tinha bastante e aos poucos todo mundo foi entrando na água. Fizemos o tradicional grito em defesa do Rio Paraíba do Sul e iniciamos a remada. Nosso objetivo era chegar ao Distrito de Portela.

Já na saída, já tive que me esforçar bastante para remar contra uma pequena corredeira, que só fui perceber que não precisa um pouco mais abaixo, quando encontramos outro grupo num local onde o rio se encontrava. De qualquer forma, já foi um aquecimento. Fomos remando tranquilamente e passando por algumas corredeiras. No ano passado, na corredeira do Urubu, praticamente destruí me caiaque na corredeira do Urubu e estava com isso na cabeça. Mas aos poucos fui ficando mais confiante, ainda mais por estar remando num creek, dando mais conforto nas corredeiras. Em compensação, perdia rendimento nas águas paradas.

Fui passando bem pelas corredeiras. Acabei parando antes da Peroba. Ficamos eu e o Gabriel esperando alguém chegar pra gente poder descer. Como estava demorando bastante, resolvemos seguir sozinhos. Passamos bem e continuamos a remada. Foram mais outras corredeiras e trechos de água parada, até que chegamos à Portela. Colocamos os caiaques pra cima e quando fui pegar a bolsa estanque onde estava o drone e meu telefone, vi que tinha água dentro. O drone estava seco, mas o celular não.

Organizamos tudo e pegamos o caminho de volta até Itaocara.

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara

1º Passeio Ecológico de Itaocara