Por Leandro do Carmo
Ler é o exercício da mente! Essa postagem é para falar um pouco sobre os livros que leio. Comecei no final do ano passado e vou sempre acrescentando quando termino a leitura. Fiquem livres para comentar e indicar algum que já tenha lido!!!
Título: Um Sonho Chamado K2 – A Conquista Brasileira da Montanha da Morte
Autor:Waldemar Niclevicz
Sinopse:A saga de Waldemar Niclevicz com o K2, também conhecido como Montanha da Morte, começou em 1998, quando foi obrigado a desistir da escalada devido ao elevado risco de avalanches. No ano seguinte, o mau tempo mais uma vez o impediu de chegar ao cume. Em 2000, acompanhado pelos italianos Abele Blanc e Marco Camandona, e sem o uso de oxigênio, a vitória tão perseguida foi alcançada.UM SONHO CHAMADO K2 é o testemunho inegável da vitória de um homem sobre a natureza. De um brasileiro sobre a montanha mais desafiadora do planeta. O relato e imagens não apenas das três expedições de Niclevicz ao K2 como também das escaladas preparatórias ao Shisha Pangma (8.046m), ao Cho Oyo (8.201m) e ao Gasherbrum (8.035m), além de diversos aspectos geográficos e culturais do Nepal, do Tibete e do Paquistão.
Comentário Pessoal: tá esperando o que para ler????? O livro foi muito bem escrito e estruturado. Uma leitura agradável e que prende a atenção. Sem dúvidas o Waldermar é um dos grandes nomes do montanhismo brasileiro. Subir o K2 sem oxigênio não para qualquer um. Os relatos são muito precisos e por vezes me vi dentro da expedição! Foram três tentativas para superar a Montanha das Montanhas, mas nem por isso se tornou repetitivo. Cada dia é um dia no K2.
Título:
A Expedição Kon-Tiki
Autor:
Thor Heyerdahl
Comentário Pessoal: Um bom livro. Passar 101 dias a bordo de uma jangada não deve ser nada fácil. Mas para comprovar sua teoria, tudo era preciso. A narrativa final, com a visão das ilhas, é a melhor parte do livro. Valeu a leitura!
Título: A Escalada: A Verdadeira História da Tragédia no Everest
Autor: Anatoli Boukreev e G. Weston Dewalt

Comentário Pessoal: Primeiramente: leitura obrigatória! Quando li No Ar Rarefeito, todos os comentários diziam que tinha que ler “A Escalda, de Anatoli Boukreev”, mas sejamos justos: não foi só ele que escreveu o livro, acho que se não fosse o Dewalt, de repente o livro não fosse tão bom. Mas vamos ao que interessa! Depois que alguns de seus atos foram questionados por Krakauer, Boukreev respondeu a altura. Acho que esse livro é um complemento. Dá uma outra visão sobre o que aconteceu no dia 10 de maio de 1996.
Título: No
Ar Rarefeito - Um Relato da Tragédia no Everest em 1996
Autor: Jon
Krakauer
Sinopse: Contratado por uma revista para escrever sobre a crescente comercialização da escalada do monte Everest, Jon Krakauer participou de uma expedição guiada ao topo do mundo. Em 10 de março de 1996, atingiu com muito custo os 8848 metros de altitude. Enquanto descia ao acampamento, nove alpinistas morreram, e até o final daquele mês outros três não resistiriam à empreitada. Muito abalado pela tragédia e obcecado em rever o evento em detalhes, Krakauer escreveu este depoimento tocante sobre o sentido da vida e o poder dos sonhos.
Título:
Linha D’água - Entre Estaleiros e Homens do Mar
Autor:
Amyr Klink

Comentário
Pessoal: Ler um livro do Amyr já virou garantia de excelente leitura! Nessa
minha terceira viagem, já estou ficando preocupado quando suas publicações
acabarem... Esse é um belo que conta os bastidores da construção de seu barco,
na qual resolveu levantar um estaleiro, bem como os testes de equipamentos e a
construção de uma marina. Aliado a isso, ele conta como conheceu sua esposa e o
nascimento das filhas. Tudo isso num entrecorte de histórias que fazem do livro
uma grande obra. Recomendadíssimo!!!!
Título: Paratii Entre Dois Pólos
Autor: Amyr Klink

Comentário Pessoal: Segundo livro do Ary Klink que leio e posso te garantir que o cara é bom!!!! É uma leitura que prende do início ao fim. Mesmo ficando meses, congelados em um baía na Antártida, há sempre excelentes histórias e grandes ensinamentos, coisas que mexem com o nosso sentimento.
Título: Everest, O Diário de Uma Vitória
Autor: Waldemar Niclevicz
Sinopse: Waldemar Niclevicz fez uma tentativa de escalar o Everest em 1991, pelo Nepal, chegando até os 8.504m de altitude. Em 1995, voltou para o Everest pelo lado oposto, pelo Tibete, e finalmente realizou o grande sonho de levar a bandeira brasileira ao alto da maior montanha do mundo. Neste livro, Waldemar divide com os leitores, sem medo, os sentimentos que o dominaram ao longo dessa extenuante e recompensadora jornada, que levou literalmente o Brasil ao Topo do Mundo. O texto é envolvente e tenta estimular o leitor a escalar o seu próprio "Everest". Possui descrições da cultura tibetana e nepalesa, costumes e tradições dos povos do Himalaia.
Comentário Pessoal: Apesar de muito detalhista no começo, com informações que não me prenderam muito, confesso até que muita coisa ficou difícil de entender, gostei muito de como descreveu as dificuldades e os desafios, que não foram poucos, de escalar a maior montanha do mundo. Como o título diz, um diário. Contando dia a dia, com uma riqueza em detalhes que prendem a leitura, principalmente na parte da ação! Waldemar de Mozart, fizeram a dupla mais entrosada do grupo e atacaram o cume sozinhos. Um belo livro que recomendo.
Título: Família Schurmann – Um mundo de Aventuras
Autor: Heloisa Schurmann

Comentário Pessoal: Excelente! No início do livro, comecei a ler rápido para matar a curiosidade, já no final, lia devagar, já sentido saudades! O livro envolve, me fiz parte da família! Muitos detalhes sobre a circunavegação de Magalhães, cultura dos lugares onde paravam e a vida no mar. Uma experiência em tanto.
Título: Cem dias entre o céu e o mar
Autor: Amyr Klink

Comentário pessoal: Remar durante 100 dias!?!?!?! Da África até o Brasil?!?!?!?! Pois é... esse foi o desafio de Amyr. Como transformar a monotonia de estar sozinho durante todo esse tempo em um livro que mescla aventura, auto conhecimento e força de vontade? Esse é o livro! Rico em detalhes e curiosidades e uma leitura extremamente agradável. Recomendadíssimo! Leitura obrigatória!
Título: Velejando o Brasil: de Porto Alegre ao Oiapoque
Autor: Geraldo Tollens Linck

Comentário pessoal: Um bom livro, vale a leitura. O autor conta curiosidades e histórias sobre os locais por onde passa e isso prende um pouco mais a leitura. Muitos locais pouco explorados à época da viagem, principalmente no norte do país, me fez conhecer um pouco mais de imenso país. Os desafios, os problemas e os detalhes dão um toque especial à obra. Me parece que tempos depois ele seguiu viagem, lançando o livro “Um brasileiro velejando as Antilhas: do Oiapoque à Porto Rico”. Um dia leio!
Título: O Lado Desconhecido da Fortaleza de Santa Cruz (RJ): À Margem de sua História
Autor: Alice Pinheiro Maryan
Sinopse: Sempre enfocando uma época remota da misteriosa Fortaleza de Santa Cruz, RJ, veio à tona o nome de vários prisioneiros – mercenários alemães – que lá cumpriam severas penas por diversas transgressões militares, mas, com a complacência do Imperador D. Pedro II, alguns eram perdoados. Entra em cena também a sangrenta Campanha de Canudos 1896/ 1897, ainda que de passagem (neste caso), ao se constatar a ida de seus artilheiros para o alto sertão baiano, já que naqueles idos a FSC era uma das mais bem equipadas, tanto em efetivos como em armamentos. Daí em diante o pesquisador envolve-se em pequenos dramas pessoais (dentre muitos) que valem como pequenas e comoventes mensagens, sem deturpar a verdade e sem partidarismo.
Comentário pessoal: O livro parece mais um diário de combatentes da Guerra de Canudos. As narrativas são excelentes. Muitos detalhes da sangrenta e heróica guerra na Bahia. Até entender como Antônio Conselheiro defendia a cidade, milhares de soldados morreram e sofreram com o clima, a sede, entre outros problemas... Pensei que você ler outra coisa, mas apesar da surpresa, gostei!
Título: La Salle, O Fugitivo da Fortaleza de Santa Cruz
Autor: Alice Pinheiro Maryan

Comentário pessoal: Um bom livro. Mostras algumas antigas características da cidade e seus governantes, muitas curiosidades. Só de saber que um dia esticaram uma corrente que atravessava a Baía de Guanabara, com o intuito de impedir a entrada de navios, foi de mais! Leitura rápida.
Título: Horizontes Verticais
Autor: Jean Pierre von der Weid

Comentário pessoal: Parecia que eu estava lá nas conquistas! O Jean Pierre acertou em cheio. Conseguiu mostrar como ocorreram algumas das mais importantes conquistas no montanhismo nacional. Com uma leitura agradável e bem poética, o livro ainda possui os croquis das conquistas, fotos, tudo isso ajuda a sentir o esforço empreendido.
Título: História do Montanhismo no Rio de Janeiro: Dos Primórdios aos anos 1940
Autor: Waldecy Mathias Lucena

Comentário pessoal: Como diz a sinopse:
IMPERDÍVEL. Como é bom praticar o esporte e ler um livro tão
completo. Muitas curiosidades e um mergulho profundo na história do
montanhismo do Rio de Janeiro, que em muitas vezes se confunde com o
Brasil. O Waldecy caprichou e já tem público garantido para a
continuação, ou seja, “A história do montanhismo, a partir dos
anos 1940...”
Título: Sob o Mar: Extraordinária Vida dos Pioneiros do Mergulho
Autor: Tervor Norton
Comentário pessoal: Um bom livro. Para quem mergulha e gostaria de conhecer como foi os primórdios do esporte, é uma boa pedida. É impressionante como os antigos mergulhadores testavam os limites... Hoje seria impossível realizar alguns mergulhos como foram feitos. Talvez tenha lido esse livro numa hora errada, emendei depois que terminei o Annapurna, fiquei crítico demais!
Título: Annapurna: O Primeiro Cume de Mais de 8 Mil Metros Conquistado Pelo Homem
Autor: Maurice Herzog

Comentário pessoal: Fantástico!!! Por vezes estiquei o braço para ajudá-los... rs A todo momento, me perguntava sobre o que leva um homem a passar por tudo o que eles passaram? Mas no fim, consegui entender que não adianta buscarmos uma resposta, a não ser que seja você o protagonista! Uma leitura que preenche o tempo. Talvez uma prévia pesquisa sobre a região e as montanhas, possa ajudar a entender os detalhes.
Título: Os Lobos Não Choram
Autor: Farley Mowatt

Comentário pessoal: Um excelente livro. A precisão nos detalhes e os sufocos do autor prenderam a atenção do início ao fim. Algumas histórias engraçadas tornaram a leitura muito mais agradável. Foi difícil se despedir do livro!!!
Muito bom o post! O Montanhismo Brasileiro do Antônio Paulo é muito bom também!
ResponderExcluirMais um para a lista, valeu Careli!
Excluir