Regata Comandante Horácio – Ranking PCSF 2025
Data: 07/09/2025
Local: Charitas - Niterói – RJ
Participantes: Leandro do Carmo e Enzo
Relato
Estava chegando mais uma regata do Ranking PCSF. Nos organizamos e conseguimos levar seis Dingues. Meu filho João estava todo empolgado, pois iria timonear pela primeira vez. A Alice, como adora ganhar medalha, queria ir com o Marcelo de qualquer jeito. O domingo amanheceu chuvoso e algumas pessoas não foram ao Prevela. Como não havíamos divulgado na lista que haveria regata, pois não teríamos como levar todo mundo, acabamos dando um presente para quem acordou cedo nesse dia.
Chegamos e já começamos a preparar os barcos. Dividimos as tripulações e cada dupla foi montando seu barco. Essa foi a primeira regata na qual o Enzo participaria. A hora passou rápido e fiz a inscrição de todos, preenchendo o formulário online. Por volta das 12h30, começamos a sair em direção ao Praia Clube São Francisco. A velejada foi tranquila, com bom vento. Atracamos no cais do PCSF e o Comandante Horário nos deu uma rápida palestra sobre procedimento de largada e explicou detalhadamente o percurso.
Faltando 10 minutos, todos foram para a água. Ficamos perto da linha de largada e acompanhei bem os avisos e bandeiras para tentar largar bem. Largada dada, consegui ficar bem posicionado, mas o Enzo se atrapalhou um pouco e acabei tocando a boia da largada, ficando um pouco para trás. Apesar disso, consegui seguir colado nos primeiros. Fomos na empopada até montar a primeira boia.
Montada a primeira boia, segui bem colocado, ora em terceiro geral, ora em quarto. Nesse bordo até a boia, o vento deu uma rondada e, num determinado momento, o burro soltou. Tive um pouco de dificuldade, mas consegui colocá-lo no lugar. No começo, o Enzo estava com um pouco de medo, mas aos poucos foi se acostumando e começou a ajudar dentro do barco. Montei a boia e segui na empopada até a boia do ICI, onde montei em terceiro geral. Mas no bordo seguinte, acabei perdendo uma posição já próximo de montar a boia.
Montei a boia e, no bordo final, consolidei o quarto lugar geral e primeiro na categoria dos barcos clássicos, aqueles construídos até o ano de 1999. Por pouco não consegui subir ao pódio na categoria geral. Mais uma excelente regata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.