domingo, 13 de abril de 2025

Via Recuperação, a primeira escalada da Alice

Por Leandro do Carmo

Via Recuperação – Primeira Escalada da Alice

Dia: 19/12/2024
Local: Campo Escola Ary Carlos – Niterói - RJ
Participantes: Leandro do Carmo e Alice Carvalho

Escalada na via Recuperação

Vídeo

Relato

Fazia um tempo que a minha filha Alice estava me pedindo para escalar. Aproveitei que tiraria uns dias de férias em dezembro e perguntei se ela queria escalar. Ela ficou toda empolgada. Peguei uma sapatilha infantil no Clube Niteroiense de Montanhismo, pois a que tinha em casa ainda não era o tamanho do pé dela. Chamei o Velhinho para nos acompanhar. Assim ele poderia ir dando um porte ao lado dela, caso precisasse. Tem uma via no Campo Escola Ary Carlos que conquistei junto com o Marcelo e o Luis que é ideal para a primeira escalada de alguém. É a Via Recuperação. São quase 90 metros e se emendar na Via Didática, fica uma escalada bem interessante e com uma vista bem bonita, para o grau da via.

Acordamos cedo e passei na casa do Velhinho e de lá seguimos para início da trilha. A caminhada foi rápida e perto da base encontramos dois filhotes de urubu que se afastaram logo assim que chegamos perto da base. Ali no arrumamos e passei algumas orientações para a Alice. Subi puxando a corda e parei logo na primeira dupla, com quase 30 metros. Não queria ficar muito longe. A Alice veio subindo, passando o primeiro crux sem problemas. O velhinho seguiu solando bem perto. Pensei que a Alice fosse se enrolar para tirar as costuras, mas ela foi bem e não teve problemas.

Da primeira parada, segui para a segunda, passando por um trecho bem mais sujo. Alice subiu em seguida e ainda falei para ela ter cuidado com os espinhos de um cacto próximos. Vimos uma cordada na Golpe da Cartão. Mostrei para ela a vista e como já estávamos alto. O negócio dela era saber o quanto nós subiríamos. Ela estava tranquila e isso foi dando mais confiança. Saí da segunda parada, e subi mais um pouco, passando pelo segundo crux. Um trecho de aderência e um pouco mais técnico. Mas ela subiu rápido e logo estávamos na terceira parada, já no final da via.

Dali, emendamos na via Didática e paramos um pouco mais acima. Estávamos num excelente ritmo e seguimos subindo. Pulei uma parada e parei numa proteção simples mais acima, um pouco mais confortável. Alice estava bem feliz e nem sinal de cansaço. Saímos para o último trecho da escalada e o mais bonito, com lances mais verticais. Ela veio rindo e brincando com o Velhinho e logo chegou ao Mirante do Carmo. Batemos uma foto para deixar registrado, a primeira escalada a gente nunca esquece! Será?

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação

Escalada na via Recuperação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.